Velho Hino

domingo, 3 de novembro de 2013

 
 
Image and video hosting by TinyPic

Em 1958, a Revista Mundo publicava uma série de retratos de alguns profissionais que não tinham gozado o Natal com a família. Comecemos pelo clássico taxista. Outros se lhe seguirão.
 
 
 

A greve dos táxis

Image and video hosting by TinyPic

Em 1928, greve dos táxis em Lisboa. Os taxistas grevistas invadiam a Praça do Município e inundavam-na com as suas Donas Elviras. Gostava de ter visto esta cena!
Revista ABC, Janeiro de 1928
 
 
 
 
 
 
 
Uma Amália em padrão floral e linda como sempre. Acompanha-a Diamantino Viseu. Ambos faziam o filme Sangue Toureiro. 
CF; 1958
 
 
Com Cantiflas
 
 
 
 
Image and video hosting by TinyPic

Em noite de prémios internacionais, que famosos acompanham Amália?

Anthony Quinn, Petula Clark e Adamo.
 

 

TODOS TEMOS AMÁLIA NA VOZ?

Image and video hosting by TinyPic



De Amália Rodrigues aprende-se a gostar.
Foi por este disco que começou. Poemas que a música de Alain Oulnan colocou na voz de Amália. Que morreu faz hoje 10 anos.
É deste disco o poema "Gaivota" de Alexandre O' Neill:

"Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
morreria no meu peito
morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração."
 
 
 

 
 

A Praça Marquês de Pombal

Image and video hosting by TinyPic

Este era o projecto para a Praça Marquês de Pombal, revelado pela Revista Mundo de 1957.
 
 
Image and video hosting by TinyPic

Nesta passagem realizada em Lisboa no ano de 1957, o que mostravam estas modelos?
A Paula e o Fer, casal maravilha, acertaram: Passagem de penteados.
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário